quarta-feira, 2 de junho de 2010

Resumo de Tronador

Finalmente tomei vergonha na cara e vim escrever o resumão. Nem estou tão inspirada assim, estão só vai ser o básico mesmo.
A foto em cima, ou da esquerda, não sei como vai ficar no final, pode pareder apenas uma pedra gigante. E ela é uma pedra gigante sim. Mas é só por um fato importante que gastei tempo tirando foto dela. Tronador é um lugar que era um vulcão. Mas não tem como ele voltar a ativa porque ele desmoronou. Tem esse nome porque ele emite uns roncos, quando blocos de gelos caem. Mas como bem sabem aquecimento global é uma bosta ta fazendo o lugar derreter, aonde tinha gelo glacial. Gacial, da era do gelo, aquele gelo que supostamente não derrete.
Tronador é conhecido, além dos roncos, por ter gelo glacial preto, que vai deixar de existir daqui a uns anos. E com todo esse derretimento, aconteceu uma super enxente que nunca havia acontecido. Ela devastou praticamente todo o caminho, mas como Deus é bondoso não deixou a estrada ser afetada. Tinha tirado foto pra mostrar como as árvores secas, pretas, coisas destruidas ainda estavam bonitas. Com essa enxente, provocou pequenos terremotos. E o que terremoto causa? Mais destruição!

Agora é a vez dessa foto. Devido a esses terremotos espalhados pelo local, muita vegetação foi destruida. E foi quando, a pedra da primeira foto de 4 toneladas rolou morro abaixo, causando todo esse estrago. Pode não parecer, mas é um caminho MUITO comprido, longo, distante que a pedra percorreu. E ela parou do outro lado da estrada. Não sei se a moveram porque mover 4 toneladas assim de bobe nem rola. E devem estar achando, ah mas isso aconteceu tipo a eras atrás. Não, aconteceu em 2009. Ainda nem fez um ano que aconteceu. E se tivesse acontecido esse ano? E se fosse época de turismo na área, quantas pessoas teriam se maxucado? Ainda bem que não ouve nenhum.


Já esta foto, finalmente é o Tronador. E o que parece pedras pretas em água verde é o gelo glacial preto. Tipo, que em todas³ as fotos ficou assim, com o topo mal visto. Porque o sol tava ali, então na hora de bater foto ficou assim. Mas o negócio é que o que se ve na frente, com gelo, são as paredes internas do vulcão. Ou seja, como metade dele desabou, estavamos dentro dele. Eu fui dentro de um vulcão *-* E é obvias que eu peguei pedras vulcanicas obvias.
Essa informação toda aprendi com o guia. Em espanhol. Pra mim foi dificil porque tenho uma super barreira com espanhol. Mas como quero voltar la para aprender a snowboardiar, preciso aprender.

Enfim, é isso :D
O próximo post, já vai ser O novo começo /o

2 comentários:

  1. Okaaayy, como eu fui quase obrigada por alguém no twitter a comentar, "tomei vergonha na cara" e resolvi comentar. xD

    Totalmente didático este resumo que você fez. Se no futuro meu professor de geografia pedir um trabalho sobre Tronador... pegarei aqui. e-e'

    A vida de turista é boa, hein? XD

    =*

    ResponderExcluir
  2. Ah, e eu quero entrar dentro de um vulcão tambéeeem!

    ResponderExcluir

Diga sua opinião <3

Veja também